quinta-feira, 1 de julho de 2010

(*. * )

Ho’oponopono: Um presente multidimensional

Por Vivi Cervera

Antes de escrever sobre Ho’oponopono, pensava que tudo o que havia para dizer sobre o tema, já estava contido nos diversos escritos publicados na web. Não obstante, continuava recebendo perguntas sobre como praticar Ho’oponopono. Decidi, então, que publicaria meu próprio conceito a respeito, uma vez que, ainda que tudo tivesse sido dito, minha percepção sobre este método de cura dizia respeito à necessidade dos meus leitores de ler toda a diversidade de conceitos e formas de explicar que existem. Então penso que, como leitora ou leitor, você merece conhecer mais a fundo e de forma mais simples o Ho’oponopono, a partir da minha perspectiva que é a mesma sua:

Já faz alguns anos um artigo escrito pelo Dr. Joe Vitale (que você pode ler clicando aqui) começou a circular pela web; muitos cibernautas, como nós, ficamos fascinados com o universo de possibilidades que se abria diante dos nossos olhos ao por em prática uma técnica havaiana que não requeria muito esforço para encontrar prosperidade. No artigo que menciono, o Dr. Vitale entrevista um psicólogo havaiano chamado Ihaleakala Hew Len, que com grande simplicidade explicou, através da sua experiência em um hospital psiquiátrico, que na realidade não existe um mundo externo, não há nada fora que já não se encontre no ser interior de cada pessoa e que, por esta razão, para curar o espírito seria necessário sentir o amor e vivê-lo intensamente em cada ato cotidiano. Esta concepção do amor e do sentido de responsabilidade que o ser humano necessita para superar seus limites, são o fundamento da técnica chamada Ho’oponopono que o Dr. Len dava a conhecer ao mundo através do texto de Joe Vitale.

Muitos de nós ainda habitamos a terceira dimensão, com a rotina que estabelecemos para cumprir as regras que a sociedade exige: estudo, trabalho, alimentação, manifestação de diversos sentimentos, o ir e vir pela vida, esperando que um milagre surja de uma fonte externa a nós para sentir-nos melhor com o que consideramos uma vida difícil. Sair desta dimensão e permitir que nossa consciência aprenda a manipular o tempo, para chegar a manifestar o pensamento na realidade física, é o passo que estamos dando ao praticar Ho’oponopono, para o qual só necessitamos da intenção de curar nossa criança interior, relações, espaços e memórias, por meio da divindade que é parte do nosso ser.

Cada pensamento que chega a você significa o mecanismo do qual se vale a sua mente para recriar o mundo ilusório dos problemas. Portanto, cada um de seus pensamentos é uma memória que precisa ser limpa ou apagada, pronunciando palavras que ativam cristais de amor em seu interior; isto faz com que a prática do Ho’oponopono seja algo permanente. Não é só por um período, nem por um tempo determinado ou em uma ocasião onde haja alguma necessidade. Deve ser algo para ser dito constantemente, para que a criança interior aprenda a fazê-lo de forma automática. A intenção que você tem de querer curar seu espírito já é um motivo suficiente para que pronuncie desde o seu coração as seguintes palavras: EU SINTO, ME PERDOA, TE AMO, SOU GRATA/O.

Vou explicar qual é a vibração transmitida quando você as pronuncia, para que possa fazê-lo com consciência:

‘EU SINTO’, porque você lamenta o fato que lhe está causando o incômodo, a tristeza, a ansiedade, a angústia, o temor. ‘PERDOA-ME’, porque você espera perdoar-se a si mesma/o por ter machucado alguém, sem saber que machucava você mesma/o. ‘TE AMO’, porque ao invocar o amor você está curando seu mundo interior com o sentimento mais altruísta. ‘SOU GRATA/O’ porque você reconhece que esta situação chegou a seus sentidos para que possa eliminar as memórias que relacionam você com ela de maneira dolorosa.

A parte de tudo isto sugiro que você tenha em conta o seguinte:

1. Quando você diz estas frases está permitindo que sua criança interior se ponha em contato com a divindade que você manifesta em outro aspecto, sob outra forma, para que assim o conflito ou a situação tenha a solução mais conveniente aos envolvidos. Esta solução poderia ser ou não a que você está esperando, já que seu espírito, que atua sem a presença do ego, está facultado para determinar o que você necessita conhecer na sua caminhada por esta dimensão, enquanto que sua consciência deve permitir que ocorra aquilo que é importante para o equilíbrio planetário, sem dúvidas ou medos. Quando você está sob inspiração, você permite, flui, libera, desata, voa. Quando o seu ego se interpõe, você resiste, teme, segura, estanca, aprisiona, ata; para que o seu ego não se envolva, mantenha-se inspirada/o invocando o amor com a série de palavras já mencionadas, ou simplesmente dizendo EU SINTO, TE AMO.

2. Você pode dizer as frases tendo algum motivo ou não. O mais importante é que o faça com seu coração e na maior quantidade de vezes que lhe seja possível ao longo do dia. Se você se descobre pensando em outra coisa ou em suas dificuldades, não discuta consigo por fazê-lo e comece a limpar. Você também tem a opção de citar uma situação que lhe desagrada em qualquer momento que sinta o impulso de fazê-lo, por meio da seguinte oração: “Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para este problema___________________”. E, em continuidade, use a seqüência EU SINTO, ME PERDOA, TE AMO, SOU GRATA/O. Estas palavras apagarão a causa e o núcleo da situação que o está perturbando, da memória que a está relacionando com esse evento do seu passado, que você não lembra, mas que está armazenada em seu subconsciente, que é o lugar onde reside sua criança, que é quem pode curá-la/o.

3. Talvez outra de suas perguntas possa ser: Por que certas palavras? Por que GOTAS DE ORVALHO e não GOTAS DE AMOR? As duas expressões evocam um bom sentimento! Esta pergunta aparece em muitos sites da internet sem que ainda haja uma resposta. Entretanto, eu extraí de meus próprios registros a resposta para você. Nós, os seres que habitam este planeta, levamos em nosso DNA (informação genética) uma série de palavras codificadas, de frases curadoras e purificadoras que foram utilizadas por diversas culturas ao longo da história. Estas palavras que atualmente pronunciamos no Ho’oponopono são parte desse legado e desse passado que começamos a recordar. GOTAS DE ORVALHO está codificada para apagar memórias, o que não ocorre com qualquer outra frase bonita que queira utilizar. GOTAS DE ORVALHO (entre muitas outras palavras do Ho’oponopono) influi diretamente sobre seus corpos sutis, sobre seus vórtices de energia e, de forma interna, conecta seu momento presente com as mudanças que fazem parte da sua realidade perfeita. Por isso, as palavras do Ho’oponopono, que estão escritas sem explicação alguma em todos os textos que existem na internet, transformam poderosamente seu mundo, já que você as conhece, você já as usou antes, desde seus tempos na Lemúria e agora simplesmente está recordando.

4. Também você se perguntou se necessita meditar para por em prática estas frases. A resposta é que não é algo necessário para apagar memórias. Se lhe agrada meditar pode fazê-lo normalmente, incluindo Ho’oponopono ou não. Entrar em estados relaxados da mente não é uma regra, já que as frases podem ser pronunciadas em voz alta, pela eficiência que possui a palavra expressa; estas frases podem ser pensadas porque, com seus pensamentos, você cria a realidade; e também podem ser sentidas porque quando você tem uma sensação em seu ser, quando sente algo, você emite certa vibração (emoção ou sentimento) que é a matéria-prima da manifestação física do que deseja (Masaru Emoto e os ‘Segredos Ocultos da Água’). Desta forma, se expresse a nível consciente, totalmente desperta/o, descansando ou como você sinta que deve fazê-lo. De qualquer forma estará limpando o que no Ho’oponopono chamamos lixo (ou seja cada pensamento que temos).

5. Também não é necessário que você visualize porque, ao expressar sua intenção de apagar memórias, você está dando inicio a um processo no qual seu ego não deve interpor-se, para permitir que ocorra o que sua essência necessita da vida.

6. O que significa tornar-se responsável? Significa que você compreende a sua essência; que sabe que a distância física entre você e os demais seres do planeta não existe; que por isso, você sabe que o planeta Terra é um lugar em seu coração e que essa é a razão do seu poder interior; essa é a sua base para poder curar o que ocorre a seu redor. Então, se os seus pensamentos contribuíram para os desastres do planeta, seus pensamentos podem curá-lo. E assim ocorre com cada situação que o afeta. Tornar-se responsável não é sentir-se culpado, é admitir que uma parte de você habita em Tudo o Que É, já que só assim seu mundo e seu planeta podem melhorar.

7. O que acontece quando uma amiga chega à sua vida e lhe conta que está tendo problemas econômicos? Acontece que ela está compartilhando com você uma memória que as une. Dessa forma, para que ela se cure, você se fará responsável e procederá a limpeza, para que ela supere seus problemas econômicos. Assim acontece quando você vê as noticias, quando se intera de algo que desestabiliza sua paz interior.

8. Quando estas palavras mágicas já penetraram seu sistema celular você suspira, boceja e inclusive arrota. Estes são os sinais que lhe indicam que todo o seu ser recebeu o benefício da limpeza por meio das palavras do Ho’oponopono. Portanto, a energia bloqueada começa a ser expulsa das células que a contém.

Traduzido para o português: Eleonôra

Sitio web: http://cnchoponopono.blogspot.com

2 comentários:

Helena Cavazar disse...

Maravilhoso H'oponopono!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Conheci atravez de uma amiga, achei ótimo,simplismente divino.